Como fazer iluminação para vídeos e deixar seu conteúdo super profissional
A iluminação para vídeos influencia muito a experiência do seu comprador. Aprenda como ter a luz perfeita, gastando pouco.
Antes de gravar um vídeo, o diretor fala: “luz, câmera, ação!”. Esse é o sinal que a equipe precisa para começar a gravação, mas a escolha dessas palavras não é aleatória.
Sem luz, não há imagem. É ela que direciona o olhar do espectador, ressaltando objetos e criando o contexto que você precisa para sua gravação. Portanto, uma iluminação bem feita é tão importante para seus vídeos quanto o roteiro e o áudio.
A mesma regra também vale para pessoas que trabalham como influenciadores digitais.
Você, provavelmente, já ouviu aquela famosa frase que diz que: uma imagem vale mais do que mil palavras.
Para os digital influencers, principalmente aqueles que focam em redes sociais como o Instagram, essa é uma verdade constante. Isso porque imagens mal captadas passam uma ideia pouco profissional de você e de seu produto, além de dificultar a compreensão do conteúdo.
É por isso que você deve sempre se preocupar com a luz de suas fotos e, principalmente, de seus vídeos. Mas você deve estar se perguntando:
Iluminação profissional não é muito caro?
A boa notícia é que é possível fazer iluminação para vídeos usando equipamentos baratos ou itens que você já tem em casa. E neste post, vamos te mostrar todas as dicas para criar uma iluminação para vídeos perfeita.
Acompanhe nossas dicas!
Por que você deve se preocupar com a iluminação de seus vídeos?
Por mais que o ambiente da gravação esteja bem iluminado, a câmera não consegue captar luz o suficiente, o que pode render imagens pouco nítidas e com aparência “granulada”. Essa perda da qualidade acontece em qualquer tipo de equipamento, independentemente se você está gravando com um smartphone ou com uma câmera DSLR.
É claro que é possível corrigir um detalhe ou outro na edição do vídeo, mas dependendo da iluminação do ambiente no momento da gravação, nem mesmo o editor mais experiente consegue salvar seu conteúdo. O que significa que você terá retrabalho.
Para que isso não aconteça, é importante pensar na iluminação para seu vídeo desde o início.
- Onde você vai gravar?
- Como é o fundo desse lugar?
- Que tipo de imagem você quer transmitir para quem está assistindo?
É claro que uma iluminação para vídeos profissional requer investimento em equipamentos e alguns anos de prática, mas existem algumas técnicas que você pode utilizar para garantir que as pessoas vejam nitidamente o que você está gravando.
Uma boa ideia é, por exemplo, usar mais de uma lâmpada para fazer a iluminação do vídeo e criar contraste entre o ator e o plano de fundo. Inclusive, fizemos um episódio da série Hotmart Tips que tem algumas dicas valiosas sobre iluminação para pessoas que querem começar a gravar vídeos.
Tipos de luz que você precisará
A iluminação para vídeos não é nenhuma ciência de foguete, mas você precisará ter uma estrutura mínima para começar.
A seguir, listamos os equipamentos mais comuns para um vídeo simples no qual a câmera ficará estática.
Softbox
O softbox é um equipamento bastante utilizado, pois gera uma luz difusa e suave que, quando direcionada corretamente, diminui as sombras e ressalta os traços naturais da pessoa que está em frente às câmeras.
O equipamento consiste em uma lâmpada fria, acoplada a uma caixa, forrada com papel brilhante no interior, e pode ser reproduzido com itens que você tem em casa, como uma caixa de sapato, por exemplo.
Há vários tutoriais na internet que te ensinam a fazer sua própria softbox, e você pode, inclusive, ver essas dicas no vídeo que colocamos aqui em cima (confira a partir do minuto 2:02). Mas fique tranquilo, porque mais para frente, vamos te mostrar o passo a passo para criar sua própria iluminação para vídeos neste texto mesmo.
Sun Gun
A Sun Gun é a melhor opção para luz de preenchimento, pois oferece uma luz mais amarelada. Não se preocupe, pois falaremos sobre luz de preenchimento mais adiante neste texto.
O equipamento é em formato retangular, composto por pequenos painéis de LED, e não possui tomada, o que faz dele ideal para cenas tanto internas como externas.
Painel de LED
Os painéis de LED são estruturas muito parecidas com uma luminária e podem ser usados em diversos ambientes. Eles são constituídos de diversas lâmpadas pequenas que, juntas, formam uma estrutura luminosa de tamanhos variados.
Geralmente, não é necessário ligar o painel a uma tomada, já que a maioria deles funciona com pilhas ou baterias. Além disso, os painéis de LED costumam ter uma vida útil longa, o que faz com que o valor de manutenção seja baixo.
Ring Light
O ring light é um grande queridinho dos instagrammers, isso porque ele pode ser facilmente acoplado a câmeras fotográficas para fazer selfies com uma iluminação perfeita. Mas eles não servem apenas para fotos e podem ser muito bem utilizados em vídeos.
O ring light é, basicamente, uma luz em formato circular, no qual a câmera é posicionado em seu interior.
Seu principal uso é para focar o rosto de quem está em frente as câmeras, ou seja, para fazer closes próximos.
Luzes de fundo
As luzes de fundo são necessárias para quem deseja gravar vídeos em estúdio, pois servem para dar contraste entre o ator e o plano de fundo, dando noção de profundidade.
Dica extra:
Escolha lâmpadas entre 5000 e 5500 kelvin, que geram uma luz mais branca, o que facilita o processo de edição.
Kelvin é uma unidade de medida que mede a temperatura de cor da lâmpada. Valores acima ou abaixo desses que recomendamos podem causar um efeito azulado ou avermelhado em suas imagens.
Quando usar a luz natural?
Em cenas externas, a melhor opção é aproveitar ao máximo a luz que o dia tem para oferecer. Portanto, fique atento ao horário de início das gravações para que a iluminação não mude muito de uma cena para a outra.
Nunca grave de costas para janelas, pois a lente de sua câmera pode compensar o excesso de luz, fazendo com que o objeto gravado fique só com a silhueta visível. O ideal é ficar posicionado de frente à janela, a favor da luz.
Já os ambientes iluminados artificialmente são mais controláveis e previsíveis. Você consegue identificar com mais facilidade quando a luz está estourada, se a cor do ambiente não está uniforme, e pode contornar essas situações com o reposicionamento dos equipamentos. Enquanto com a luz externa, o tempo nublado ou chuvoso são verdadeiros empecilhos para a gravação.
Se você estiver gravando em casa, opte por posicionar a câmera em frente à paredes de cor sólida (sem papéis de parede, e de preferência em tons mais escuros). Só tenha cuidado para preservar a identidade visual de seus vídeos e não escolher um cenário completamente oposto àquilo que você está falando.
E lembre-se de nunca misturar luz interna e externa!
Sua câmera é programada para enxergar temperatura de cor, e a mistura da luz do sol, com iluminação artificial, pode render um efeito amador em seu vídeo. Se você optar pela iluminação artificial, precisará escurecer todo o ambiente, antes de começar sua gravação.
O que você precisa para uma boa iluminação
Antes de começar a gravar, defina o posicionamento dos equipamentos de iluminação, e isso dependerá do efeito que você quer provocar em sua audiência.
Em qualquer dos arranjos, você precisará de:
Luz principal
A luz principal é usada para iluminar o ator e os demais elementos que compõem a cena. Aqui, pode ser usada tanto a luz direta e concentrada (também conhecida como luz dura), como a iluminação do tipo difusa, que quase não causa sombras.
A luz dura é obtida diretamente do refletor, enquanto a luz suave é obtida com difusores ou uso de um softbox.
O equipamento deve ser posicionado de cima para baixo, em um ângulo de 45 graus em relação à câmera e o rosto da pessoa. Esse posicionamento elevado cria algumas sombras no rosto da pessoa, ajudando a dar uma sensação de volume.
Para causar esse efeito, você pode utilizar uma caixa de sapatos para apoiar o refletor ou o softbox.
Luz de preenchimento
A luz de preenchimento, como o próprio nome já diz, serve para preencher as sombras geradas pela luz principal. Para essa função, você pode usar tanto um outro softbox quanto a sun gun, que mencionamos no início do texto.
A luz de preenchimento deve ser posicionada no lado oposto à luz principal e mais adiante, formando um ângulo de 60 graus em relação à câmera. A altura também deve estar abaixo da luz principal.
Plano de fundo
Em vídeos cujo fundo é claro, você precisa iluminar este espaço para não ter sombras suas aparecendo atrás do vídeo.
Outra medida que pode ajudar a diminuir as sombras atrás do vídeo é utilizar softbox laterais, para neutralizar a luz que incide frontalmente.
Se você tiver muita dificuldade com a iluminação, mas dominar técnicas de edição, grave em frente a um fundo verde e crie um “cenário falso” para seu vídeo, por meio do anulamento da cor padrão, técnica conhecida como chroma key.
Aplicativos de celular
Geralmente, as câmeras de smartphone não têm controle manual de iso, velocidade e abertura de lente. Mas você pode baixar aplicativos que permitem travar o foco, abrir o sensor e aumentar a exposição de luz para gerar imagens mais claras e com melhor qualidade.
Como fazer iluminação para vídeos com equipamentos caseiros
Você precisará de:
- Lâmpadas frias, de preferência de 24 wts de potência;
- Folhas de papel manteiga;
- Uma caixa de sapato;
- Luminárias de mesa.
1º passo: Envolva a luminária com papel manteiga. O papel manteiga vai neutralizar parte da luz, dando um efeito mais natural para seu vídeo.
2º passo: Passe fita adesiva ao redor do “embrulho”, para evitar que a luz vaze e seja captada pela lente.
3º passo: Repita o processo com as outras luminárias.
4º passo: Posicione a luz principal frente a você, com um ângulo de 45º em relação à câmera.
5º passo: A luz de preenchimento pode ser colocada um pouco à frente da luz principal. Faça testes, como, por exemplo, tire uma foto, para ver qual é o melhor posicionamento.
6º passo: Se você estiver gravando em um fundo escuro, coloque lâmpadas coloridas viradas para o sentido oposto das luzes brancas, iluminando o plano de fundo.
É possível fazer variações apenas com essa estrutura, sem precisar investir em outros tipos de iluminação. Você pode criar cenas mais escuras, mais claras, com a silhueta do ator mais contrastada, entre outras possibilidades. Mas fique atento à duração do vídeo, pois o uso prolongado do papel manteiga próximo à lâmpada pode causar acidentes.
Iluminação profissional para vídeos
Assim como as pessoas não gostam de ver vídeos com áudio ruim, elas também não conseguem se concentrar assistindo imagens com pouca nitidez ou granuladas, mesmo que o conteúdo seja de alta qualidade.