Os insetos são notórios transmissores de doenças, as principais que atinge o nosso país é a dengue e malaria, mas não podemos usar o tempo todo repelentes e inseticidas, sem contar que as armadilhas e repelentes naturais como a citronela só oferecem proteção para um tipo de mosquito, e os outros insetos? Como controlar as pragas como os insetos de maneira natural? Ai entra a eletrônica, uma tática é um repelente que usa ultrassom para afastar os pernilongos em geral, mas fica restrito a esses insetos.
Vimos nos artigos um Circuito Repelente Eletrônico de Mosquito e um Simples Repelente de Insetos alguns exemplos deste método, de repelir insetos, mas abrange a apenas alguns tipos. Mas passeando pela internet encontrei um artigo bacana, um mata-insetos elétrico, que nada mais é que uma luminária que atrai e mata o inseto eletrocutado.
Acabe com os insetos ecologicamente
O princípio de funcionamento é atrair o inseto com uma lâmpada UV, todos sabemos que as ondas ultravioletas são eficazes em matar bactérias e vírus, são lâmpadas germicidas que esterilizam equipamentos, água e o ar. Os insetos conseguem ver a luz ultravioleta e são atraídos por ela. Só que antes de chegar a fonte de luz (lâmpada) existe uma tela (como as das raquetes para matar mosquitos) e quando o inseto tenta passar, ele encurta o circuito causando um curto e sua morte.
Os raios das Lâmpadas UV com comprimento de onda de aproximadamente 365 nm são os mais indicados para atrair os insetos. Eles são eletrocutados pela alta tensão da grade elétrica localizada dentro da unidade. Esse sistema é ideal para mosquitos da dengue, malaria e moscas em geral.
Circuito Mata insetos Elétrico usado lâmpada UV
O princípio de funcionamento do circuito do exterminador de insetos elétrico é simples. Como já descrevemos o inseto é atraído pela luz da lâmpada UV, no caso uma lâmpada UV fluorescente de dois pinos e 11Watts, e o pobre é morto pelo choque de 2 kV.
A confecção da tela é fácil, uma volta para cada polo da saída de 2Kv, não aproxime muito para evitar que a faísca pule espontaneamente.
A lampada fluorescente usada não é compacta comum, ela tem dois pinos e não precisa de um starter para acender, apenas é necessária uma tensão apropriada para o funcionamento, um exemplo é essa lâmpada Philips. A tensão de cerca de 2 kV é conseguida através de um circuito triplicador de tensão(capacitor/diodo), são 6x a tensão da rede elétrica.
220×6 = 1320 Volts +/-
Lista de componentes do mata-insetos eletrônico
R1 - Resistor 1 k Ohms x 1Watt
C1 e C2 Capacitor 100nF x 1Kv
C3 e C6 Capacitor 330nF x 1Kv
C4 e C5 Capacitor 680nF x 400 Volts
C7 Capacitor 470nF x 250 Volts
L1 - Reator para a lâmpada UV
LS1 Lampada Fluorescente UV 11Watts
C1 e C2 Capacitor 100nF x 1Kv
C3 e C6 Capacitor 330nF x 1Kv
C4 e C5 Capacitor 680nF x 400 Volts
C7 Capacitor 470nF x 250 Volts
L1 - Reator para a lâmpada UV
LS1 Lampada Fluorescente UV 11Watts
Os valores dos componentes do multiplicador não são críticos, apenas a tensão que deve ser igual ou superior a apresentada. Não custa ressaltar que neste circuito a rede elétrica não é isolada, por esse motivo antes de trabalhar com o aparelho, é necessário desligá-lo da tomada e descarregar os capacitores de descarga. Deixe longe do alcance das crianças,