Transmissor de fm de 3w

Neste projeto apresento um transmissor na potencia de 3 W onde é possível obter alcances de alguns quilômetros, e com um controle de tom temos um rendimento muito melhor em relação ao áudio aplicado.

Funcionamento:

O sinal de áudio é levado à base de Q¹ via C¹, sendo etapa um pré amplificador de áudio. Após a amplificação inicial o sinal vai a um controle de graves e agudos, e depois ao controle de volume, que é também um controle de modulação neste circuito.
O sinal de áudio assim processado modula um oscilador que tem por base o transistor Q4 e ao mesmo tempo excita o VU-meter que tem por base M¹ Q² e Q³.
O sinal de alta freqüência gerado por Q4 já é modulado em frequência, passando então para uma primeira etapa de amplificação que tem por base o transistor Q5.
Desta etapa, o sinal é levada á etapa final de potencia com base num transistor 2N3866, e deste levado via filtro de harmônicas, a uma antena externa.
XRF é feito enrolando-se 2 espiras de fio 28 AWG num núcleo de ferrite de 5mm, assim como XRF² o comprimento do núcleo é de 10 mm.
CV¹ e CV³ de 3-30 pF, devem ser ajustados para freqüência de operação. CV² deve ser ajustado para maior rendimento na saída.
XRF³ é formado por 7 espiras de fio 18 AWG num resistor de 120 º x 2 W.As bobinas tem as seguintes características :
L¹ – 3 espiras de fio 22 AWG em forma de 10 mm de diâmetro com núcleo de ferrite.
L² – 2 a 3 espiras de fio 22 AWG sobre L¹ .
L³ – 3 espiras de fio 22 AWG com 10 mm de diâmetro sem núcleo.
L4 – 5 espiras de fio 20 AWG com diâmetro de 8 mm sem núcleo.
L5 -  4 espiras de fio 20 AWG com diâmetro de 5 mm sem núcleo.
Para ajustar o transmissor ligue na saída dos resistores de 150º  x 5 W em paralelo de modo a funcionar como carga.
Ajuste a freqüência de no núcleo de L¹ e depois ajusta CV¹ e CV² para maior intensidade do sinal de saída, indicado por M². Fazemos o mesmo depois, ajustando CV³ e CV4 e voltamos a CV² para um retoque.
Concluídos os ajustes, ligamos a antena externa para operar o transmissor de modo definitivo.