Transmissor de FM de 5W

Este potente transmissor de FM tem uma saída de 5W que, com antena externa apropriada significa um alcance de dezenas de quilômetros (lembramos aos leitores quanto às restrições legais para a operação deste tipo de equipamento). O circuito é alimentado com uma tensão de 12V de bateria ou de fonte de excelente filtragem para que não ocorram roncos. A modulação é feita por meio de um varicap BB105G ou equivalente e os trimmers são de porcelana de 3-30 pF devendo ser ajustados 1 a 1 de modo a se garantir estabilidade e máxima potência na frequência escolhida para operação.
As bobinas L1, L2 e L3 consistem de 3 espiras de fio 20 e L4 e L5 consistem em 4 espiras do mesmo fio. L6 consiste em 6 espiras de fio 20. Todas as bobinas são enroladas em forma de 6 mm de diâmetro sem núcleo.
L4 deve ser enrolada sobre L3 que tem tomada central, enquanto que L6 é enrolada sobre L5 que possui também tomada central.
Cd são capacitores de desacoplamento (cerâmicos) de 1,5 nF. Q2, Q3 e Q4 deverão ser dotados de radiadores de calor. XRF1 e XRF2 são microchoques de 100 uH.
Para maior estabilidade de alimen¬tação do estágio oscilador, e de primeira amplificação de potência com o 2N2222 o zener de 1 W deve ter uma tensão um pouco menor que a fornecida pela fonte.
Para uma bateria que fornece em torno de 13,2 V os 12 V servem, mas para uma fonte estabilizada de exatamente 12 V será interessante usar um zener de 10 V.
Clique na imagem para amplia-la.