O tempo seco e a umidade baixa pode trazer uma série de problemas de saúde, além de afetar o sistema respiratório. Os problemas de saúde causados pela umidade baixa são muitos, entre eles está a rinite, asma e bronquite, uma maneira de amenizar os efeitos é beber muita água, e umidificar o ambiente.
Uma maneira de umidificar é espalhar toalhas molhadas e vasilhas de água pela casa, outra é ter um umidificador de ar. O umidificador de ar é um aparelho eletro-eletrônico que mantem a umidade relativa do ar alta dentro de um ambiente. Ele é muito mais eficaz que qualquer outro método, com a umidade alta as pessoas vão se sentir melhor e respirar melhor.
Como funciona o Umidificador de Ar
Basicamente o funcionamento é bem simples, o umidificador é composto de um reservatório de água e um outro sistema para umidificar. No caso do sistema ultrassônico, junto ao reservatório existe um emissor de ultrassom, um tipo de diafragma de metal, que quando ligado vibra em alta frequência, quebrando as moléculas de água em partes bem menores e um ventilador dispersa a água em forma de névoa em todo o ambiente. Existem outros tipos de umidificadores de ar como evaporativo, umidificador Natural, impulsor e o vaporizador.
Como fazer um Umidificador de Ar caseiro
Fui procurar na internet circuitos eletrônicos de umidificadores que pudessem ser construídos facilmente. Encontrei vários, mas acabei por selecionar apenas um bem simples e que com certeza poderíamos construir aqui no Brasil sem problema algum.
O circuito apresentado aqui é de um umidificador de ar ultrassônico, apesar de ser um esquema simples ele é a base de funcionamento dos umidificadores ultrassom comerciais que encontramos em qualquer farmácia. Ele usa o ultrassom para gerar uma nuvem de umidade